Editorial

Prezados,

Setembro foi um mês bastante agitado tanto no campo político quanto na área técnica. As nossas agências regulatórias lançaram diversas consultas e audiências públicas, bem como coletas de subsídios sobre temas de excepcional importância. Vamos cumprir com o compromisso de contribuir construtivamente para o aprimoramento das regulamentações. Para isso, já realizamos várias conversas com nossas associadas e estamos preparando os textos para envio aos reguladores.

A Diretoria Executiva da UTC América Latina está buscando avanços também em relação a outros temas junto às reguladoras. Solicitamos o agendamento de uma reunião com o Diretor Geral da Agências Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para apresentar o nosso Programa de Cibersegurança para o Setor Elétrico Brasileiro, desenvolvido pela UTCAL e pelo CPqD. No último Planejamento Estratégico da Associação, em 2017, a evolução do projeto foi eleita a prioridade máxima dentre as atividades da UTCAL. Hoje, a especificação dele está pronta e exaustivamente detalhada. Para completar esse primeiro ciclo, buscamos o apoio da Aneel como projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico ou Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Cooperado. Ainda não tivemos respostas, mas discutiremos os caminhos para seguir com esse debate, na próxima reunião do Conselho Diretor.

Além disso, avançamos com os trabalhos de coordenação do UTC América Latina Summit 2019, que terá um forte componente técnico nas áreas de telecomunicações e de TI/TO. As propostas de apresentações podem ser encaminhadas para nossa secretaria e iniciaremos as chamadas do Prêmio ALTA, que reconhece a empresa que melhor utilizou tecnologia para otimização de seus objetivos corporativos em benefício de seus consumidores. Esperamos que uma nova empresa se junte aos vencedores de anos anteriores, Eletrosul, CPFL e Elektro.

É importante salientar que a UTCAL está disponível para atender a demandas de seus integrantes tanto em relação à capacitação quanto a assuntos relacionados com trocas de experiências ou relacionados com governo.

Forte Abraço,
Dymitr Wajsman