O próximo grande evento da Associação, o UTCAL Summit 2019, de 27 a 29 de março de 2019, já conta com mais um patrocinador premier, a Ondas Network (https://www.ondas.com/), empresa americana de soluções para IoT voltadas à missão crítica. Outras duas companhias, a Tait (https://www.taitradio.com/) e a Arsitec (http://www.arsitec.com.br/), assinaram como patrocinadoras e serão expositoras na conferência.
Personalidades que são referência em termos de tecnologia para Utilities serão convidadas para painéis do próximo Summit, entre elas a presidente e CEO da UTC, Joy Ditto. Dois grandes painéis estão definidos, sobre sistema de telecomunicações e sistemas de automação para supervisão e controle de Utilities, com participações de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações, Agência Nacional de Energia Elétrica, 4RF, Cisco, entre outras empresas.
A 4RF, primeira patrocinadora premier do Summit, estará à frente de um Tutorial Workshop, no dia 26 de março, com o tema “Design Engeineering and Development Considerations for Effective Private Radio Field Automation Networks“, que vai discutir como a evolução dos equipamentos SCADA se deu ao mesmo tempo em que são exigidas novas formas de administrar as tecnologias de automação e medidas de cibersegurança.
Mais novidades no radar:
Em breve, gerentes, coordenadores e supervisores de Telecomunicações das Associadas serão convidados a preencher questionário para uma pesquisa sobre indicadores de desempenho. A iniciativa, da UTC Global, faz parte da pesquisa “Métricas importantes para avaliação dos serviços de telecomunicações em Utilities”. Com esse documento, que será enviado para as associadas em novembro, a UTCAL vai abrir um grupo de trabalho para discussões em prol de sistemas mais robustos e seguros, visando principalmente o setor elétrico.
De 5 a 15 de novembro, o vice-presidente da UTCAL, Ronaldo Santarem, estará em Genebra, na Suíça, para a reunião do grupo WP5A, responsável pelos estudos na União Internacional de Telecomunicações (ITU) relacionados a sistemas de serviços móveis terrestres, incluindo acessos wireless a sistemas fixos. No evento, com participação de representantes de entidades do mundo inteiro, será apresentado o documento elaborado pela Associação que compila importantes definições sobre o emprego de Telecomunicações nas Utilities. Mais informações, na próxima edição do informativo.
Dois importantes encontros estão marcados na agenda da Associação em dezembro: a reunião da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), de 3 a 7 de dezembro, em Brasília, e a Assembleia Geral Extraordinária da UTCAL, no dia 14, no Rio de Janeiro.
Na 32ª reunião da Citel, serão retomadas as discussões da última edição do encontro, na cidade de Guadalajara, México, relacionadas a temas que serão tratados na World Radio Conference (marcada para o próximo ano, no Egito). O Grupo Relator para Utilities, organizado pela entidade, vai se reunir pela primeira vez na conferência, com o objetivo de debater as necessidades das empresas elétricas quanto ao uso de um espectro dedicado.