No Radar

UTCAL Summit 2019


O próximo grande evento da Associação, o UTCAL Summit 2019, de 27 a 29 de março de 2019, já conta com mais um patrocinador premier, a Ondas Network (https://www.ondas.com/), empresa americana de soluções para IoT voltadas à missão crítica. Outras duas companhias, a Tait (https://www.taitradio.com/) e a Arsitec (http://www.arsitec.com.br/), assinaram como patrocinadoras e serão expositoras na conferência.

Personalidades que são referência em termos de tecnologia para Utilities serão convidadas para painéis do próximo Summit, entre elas a presidente e CEO da UTC, Joy Ditto. Dois grandes painéis estão definidos, sobre sistema de telecomunicações e sistemas de automação para supervisão e controle de Utilities, com participações de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações, Agência Nacional de Energia Elétrica, 4RF, Cisco, entre outras empresas.

A 4RF, primeira patrocinadora premier do Summit, estará à frente de um Tutorial Workshop, no dia 26 de março, com o tema “Design Engeineering and Development Considerations for Effective Private Radio Field Automation Networks“, que vai discutir como a evolução dos equipamentos SCADA se deu ao mesmo tempo em que são exigidas novas formas de administrar as tecnologias de automação e medidas de cibersegurança.

Mais novidades no radar:

  • Em breve, gerentes, coordenadores e supervisores de Telecomunicações das Associadas serão convidados a preencher questionário para uma pesquisa sobre indicadores de desempenho. A iniciativa, da UTC Global, faz parte da pesquisa “Métricas importantes para avaliação dos serviços de telecomunicações em Utilities”. Com esse documento, que será enviado para as associadas em novembro, a UTCAL vai abrir um grupo de trabalho para discussões em prol de sistemas mais robustos e seguros, visando principalmente o setor elétrico.
  • De 5 a 15 de novembro, o vice-presidente da UTCAL, Ronaldo Santarem, estará em Genebra, na Suíça, para a reunião do grupo WP5A, responsável pelos estudos na União Internacional de Telecomunicações (ITU) relacionados a sistemas de serviços móveis terrestres, incluindo acessos wireless a sistemas fixos. No evento, com participação de representantes de entidades do mundo inteiro, será apresentado o documento elaborado pela Associação que compila importantes definições sobre o emprego de Telecomunicações nas Utilities. Mais informações, na próxima edição do informativo.
  • Dois importantes encontros estão marcados na agenda da Associação em dezembro: a reunião da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), de 3 a 7 de dezembro, em Brasília, e a Assembleia Geral Extraordinária da UTCAL, no dia 14, no Rio de Janeiro.
  • Na 32ª reunião da Citel, serão retomadas as discussões da última edição do encontro, na cidade de Guadalajara, México, relacionadas a temas que serão tratados na World Radio Conference (marcada para o próximo ano, no Egito). O Grupo Relator para Utilities, organizado pela entidade, vai se reunir pela primeira vez na conferência, com o objetivo de debater as necessidades das empresas elétricas quanto ao uso de um espectro dedicado.