Acontece na UTCAL


32ª reunião do Comitê Consultivo Permanente da Comissão Interamericana de Telecomunicações, no início de dezembro, em Brasília

Importantes eventos de alcance internacional marcaram o mês de novembro e as primeiras semanas de dezembro. A agenda da UTCAL nesse período incluiu duas grandes reuniões que contaram com o apoio de representantes da UTC Global e, também, a definição do patrocinador para o Prêmio ALTA e a Assembleia Geral Extraordinária da Associação.

Encerrando o calendário do ano de eventos internos, a Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sexta-feira, 14 de dezembro, elegeu como novo Presidente do Conselho Diretor da UTCAL o engenheiro Daniel Senna Guimarães, Gerente de Soluções e Manutenção de Telecomunicações da Cemig, para o biênio 2019-2020, substituindo o atual presidente, o também engenheiro Rogério Bonini, Diretor de Operação da Eletrobras Eletrosul. Outros temas, como os esforços mais recentes da Associação para promover discussões em plenárias de entidades internacionais, foram abordados.

A atuação conjunta da UTC e da UTCAL, para levar questões que envolvem políticas relacionadas o uso de espectro para Utilities, em âmbito internacional, teve reconhecimento da presidente da UTC, Joy Ditto. Em email para toda a diretora da UTC Global, Joy destacou as atividades realizadas em reuniões na União Internacional de Telecomunicações, em novembro, e na Comissão Interamericana de Telecomunicações, em dezembro, com a participação dos vice-presidentes Ronaldo Santarem, da UTCAL, e Brett Kilbourne, da UTC: “I want to commend Brett as well as Ronaldo Santarem of UTCAL for being the key staff for these efforts. Dymitr Wajsman, President of UTCAL, has also committed resources beyond Ronaldo’s time -- UTCAL and UTC have jointly supported the deployment of a key consultant, Clovis Baptista, to support Brett and Ronaldo”.

Outras novidades foram confirmadas e muito bem recebidas pela UTCAL ainda em novembro, como a visita técnica ao Centro de Inovação em Energia da empresa CenterPoint, que atua na transmissão de energia elétrica e fornecimento de gás natural na cidade americana de Houston, no Texas. A atividade é integrada à programação do Programa de Capacitação e Treinamento Distributech 2019, conferência agendada para fevereiro em Nova Orleans, também nos Estados Unidos.

Reuniões na ITU e na Citel

Entre os dias 3 e 16 de novembro, o vice-presidente Ronaldo Santarem representou a UTCAL e seus associados na reunião “WP5A-2 Systems and Standards” do grupo de estudos (Study Group) 5 da União Internacional de Telecomunicações (ITU), em Genebra, na Suíça. No encontro, o relatório proposto pela Associação - conceituando os principais temas relacionados às Utilities, com destaque para Tecnologia da Informação e Comunicação usadas pelas empresas de infraestrutura crítica - foi aceito pelo Grupo Relator e já recebeu os primeiros comentários de outras delegações presentes.

A iniciativa visa à elaboração de um documento de trabalho (Working Document) para um relatório sobre Sistemas de Comunicação das Utilities. Novas sugestões serão recebidas até a versão final ser consolidada e aprovada pela entidade internacional. A discussão acerca da proposta continuará na próxima reunião do grupo, marcada para abril de 2019, e a UTCAL tentará elevar o status do documento para uma “Minuta Preliminar de um Novo Relatório” (PNDR - Preliminary New Draft Report).

“É de extrema importância participarmos de reuniões desse tipo, na presença de profissionais e especialistas de outros setores, levando as demandas das Utilities para as discussões do momento. É um movimento muito importante que está sendo encabeçado pela UTCAL e se junta aos esforços de toda a UTC”, destaca Santarem.

Já nos primeiros dias de dezembro, de segunda a sexta-feira, dias 3 a 7 do mês, a Associação participou da 32ª reunião do Comitê Consultivo Permanente (CCP.II) da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), em Brasília. Mais uma vez, representaram a UTC os vice-presidentes da UTCAL, Ronaldo Santarem, e da UTC Global, Brett Kilbourne, além dos consultores Clóvis Baptista e Flávio Coelho.

Delegações de diversos países – de 15 nações membros da Organização dos Estados Americanos (Brasil, Argentina, Belize, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Jamaica, México, Paraguai, Peru, Santa Lúcia, Trinidade e Tobago e Uruguai) – compareceram e fizeram da reunião da Citel um sucesso. Grandes empresas associadas, incluindo gigantes multinacionais em tecnologia, telefonia e satélite, enviaram representantes.

No grupo de trabalho “Serviços Terrestres de Radiocomunicações Fixas e Móveis Terrestres”, coordenado pelo representante da Agência Nacional de Telecomunicações, Tarcísio Aurélio Bakaus, um resumo do documento submetido à União Internacional de Telecomunicações foi apresentado pela UTC, assim como uma proposta para definir uma nomeação em espanhol do termo “utilities”. Ao todo, são cinco grupos de trabalho no comitê da Citel, que abordam, cada um deles exclusivamente, a preparação para conferências regionais e internacionais sobre radiocomunicações, sistemas de satélite e broadcasting, entre outros assuntos.

O plano de trabalho para as próximas atividades da UTC no fórum também foi apresentado na reunião. “Solicitamos ao relator a apresentação de um plano de trabalho para a próxima reunião, que será em abril de 2019, visando o avanço no tema “Utilities”, destaca Santarem.

Preparativos para o UTCAL Summit 2019

Um novo patrocinador assinou contrato com a UTCAL e vai apoiar o Prêmio ALTA (América Latina Telecom Award): é a Itron, empresa que oferece produtos e serviços de energia e gestão de recursos hídricos. A premiação é um reconhecimento para empresas que se destacaram durante o ano com excelência de serviços e soluções, com o uso de inovações tecnológicas em prol da sociedade e/ou de melhorias operacionais.

Mais uma atividade do UTCAL Summit 2019, que será de 27 a 29 de março no próximo ano, também foi confirmada e é possível conferir detalhes, além de se inscrever pelo site www.utcamericalatina.org/summit2019.

O workshop gratuito “Modernização da FAN (Rede Aérea de Campo) para concessionárias de serviços públicos (eletricidade, água e gás)” será apresentado pela empresa patrocinadora 4RF. Será no dia 26 de março, das 14h às 18h, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, e vai abordar o uso de rádios da linha APRISA na modernização das redes FAN das Utilities. As vagas são limitadas e é preciso se inscrever para garantir lugar.
Entre os participantes internacionais da conferência, estará a associada Administración Nacional de Usinas y Transmisiones Eléctricas, do Uruguai, que vai apresentar seu Projeto de Redes Inteligentes em fase de implantação no país