Editorial

Chegamos ao final de 2018 com grandes realizações e significativo reconhecimento das nossas atividades por toda a comunidade de especialistas em telecomunicações e TI/TO das empresas Utilities com infraestrutura crítica.

Sem dúvida, a liderança do nosso Presidente do Conselho Diretor da UTCAL, Rogerio Bonini Ruiz, durante os dois últimos anos, facilitou a jornada. Como pontos altos de sua atuação, podemos lembrar da realização da maior conferência de tecnologia de telecomunicações e de automação para Utilities da América Latina.

Além disso, alcançamos muitos êxitos durante este ano. Tivemos 540 participantes no UTCAL Summit 2018 e pretendemos superar este número no Summit 2019. A liderança e participação nos ambientes da OEA (a Organização dos Estados Americanos, à qual a Comissão Interamericana de Telecomunicações, CITEL, é vinculada) e da ONU (Organização das Nações Unidas, à qual a União Internacional de Telecomunicações, ITU, tem vínculo) tem trazido resultados palpáveis e experiência internacional.

Após essas conquistas, fazemos um balanço muito positivo de 2018 e anunciamos que estaremos à frente de importantes iniciativas em 2019. Os projetos de KPI (de Indicadores de Desempenho de Sistemas de Missão Crítica) e Redes de Pacotes (sobre migração de TDM para IP) serão iniciados no próximo ano.

Acreditamos que o Projeto de Cibersegurança para o Setor Elétrico Brasileiro deverá obter maior atenção dos órgãos governamentais e poderemos desenvolver (com apoio adequado) políticas públicas para este importante tema. Temos uma proposta detalhada e especificações prontas para o projeto, documentos estes que foram desenvolvidos em conjunto com o CPqD.

Tudo isso faz com que tenhamos grandes expectativas para próximo ano. Para novas realizações, contamos com o comprometimento dos nossos associados a fim de reforçar a importância da tecnologia e inovação para empresas com infraestrutura crítica. Teremos novo Presidente do Conselho Diretor, que certamente trará novas ideias e novos planos.

Finalmente, agradeço a todos pela participação e engajamento. Temos muitos desafios e pretendemos atender a todos. Desejo a vocês um excelente Natal e Próspero 2019.

Forte Abraço
Dymitr Wajsman