Acontece na UTCAL
Delegação brasileira da Distributech 2019
A UTCAL avança em iniciativas para dar visibilidade às demandas das Utilities junto aos principais órgãos reguladores internacionais. Uma delas é a produção de relatório sobre uso de Telecomunicações em missões críticas no setor elétrico. O documento, em fase final de elaboração, será levado à próxima reunião da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), entre abril e maio deste ano.
Resultado de levantamento feito com 36 empresas – do Brasil, dos Estados Unidos, do Canadá e dos continentes africano e europeu –, o relatório detalhado investiga a real necessidade de espectro de frequência específico para os serviços de Telecomunicações usados em demandas de missão crítica nas companhias de energia elétrica.
O documento – produzido a partir de questionário apresentado às empresas sobre as características dos sistemas que adotam – contém gráficos que mostram a criticidade de cada aplicação e as frequências mais usadas em operações de proteção, SCADA, medição remota, comunicação móvel ou fixa de voz, videomonitoramento, RDP, sincrofasores e automação de redes de distribuição.
Todas essas principais demandas com uso de telecomunicações para as empresas do setor consultadas também são conceituadas.
Após a revisão final, o relatório será apresentado em inglês, na reunião da Citel e, provavelmente, uma versão em espanhol também estará disponível.
Novas discussões a respeito de diretrizes em direção a um programa conjunto de cibersegurança para o setor elétrico brasileiro foram definidas em reunião do Grupo de Cibersegurança da UTCAL, em janeiro, na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Empresas interessadas< concordaram quanto ao próximo passo para ampliar a discussão do tema: abordar demais associações que representam o setor, na área de distribuição, transmissão e geração, para verificar interesse de conduzir esforços conjuntos. Como a UTCAL e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) já possuem trabalhos mais consolidados sobre o tema, foi sugerido que sejam apresentados nas demais organizações, para apontar convergências entre os dois trabalhos e inspirar melhorias. Outro movimento previsto é de buscar interlocução com o Parque Tecnológico de Itaipu e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para mostrar projeto já estruturado pela UTCAL.
Empresas associadas também estão sendo contatadas para renovação da filiação à UTCAL.
O presidente da UTCAL, Dymitr Wajsman, participou da maior conferência anual do setor, a Distributech, realizada nos dias 5 e 6 de fevereiro, nos Estados Unidos. Dymitr acompanhou a delegação de profissionais brasileiros durante o Programa de Capacitação e Treinamento da Distributech. A agenda incluiu visitação à Center Point, provedora de energia elétrica, e a instalações da Cisco, nos estados do Texas e da Califórnia.