Por Dentro do Setor
Com o novo governo e mudança nas lideranças de ministérios, novos nomes foram anunciados para ocupar cargos estratégicos para as áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
Júlio Semeghini
Para o chamado “segundo escalão”, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pasta da qual está à frente o engenheiro e astronauta Marcos Pontes, foram nomeados Júlio Semeghini, como Secretário Executivo, e Vitor Menezes, como Secretário de Telecomunicações. Ambos carregam experiências em assuntos reguladores ou em políticas públicas voltadas para os setores tecnológicos.
Assumiram, sem dúvida, funções importantíssimas para determinar o progresso em relação a assuntos que estão – e devem entrar – na ordem do dia, neste ministério que abarca muitos e diversos desafios. Entre os temas que certamente vão ganhar destaque estão planos nacionais para IoT e segurança cibernética.
Engenheiro com atuação de mais de 25 anos no setor de Informática e Telecomunicações, o Secretário Executivo do MCTIC, Júlio Semeghini, foi deputado federal em quatro legislaturas e atuou em secretariados do governo de São Paulo. Leva para o governo, da vida pública, a bandeira do incentivo ao desenvolvimento da indústria tecnológica brasileira e da modernização digital do país alavancada por dispositivos legislativos.
Como deputado, chegou a presidir a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Foi também subsecretário de Tecnologia e Serviço ao Cidadão, com passagem pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo até 2014. Entre 1995 e 1998, presidiu a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, a Prodesp.
Vitor Menezes
Já o novo Secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, tem formação em Direito, com especialização em Gestão Pública e em Regulação Avançada de Serviços Públicos de Telecomunicações. Integrou a Superintendência de Outorgas e Recursos à Prestação de Serviços da Agência Nacional de Telecomunicações e a Assessoria Jurídica das Procuradorias Regional e Geral da República.
Nos próximos dias, os dois secretários vão participar, em Brasília, do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, encontro independente organizado pelo Ministério em parceria com o Centro de Estudos de Políticas em Comunicações da Universidade de Brasília. Menezes vai apresentar a agenda e as perspectivas de políticas setoriais do governo.