Slide background
Slide background
Slide background

SOBRE A UTCAL


A UTC América Latina (UTCAL) é uma associação profissional preparada para atender especialistas em telecomunicações que trabalham em empresas de energia, gás e água. Reunindo os principais provedores de tecnologia da América Latina, a UTCAL possibilita uma troca constante de conhecimentos e informações, mantendo seus associados devidamente atualizados em uma área onde a tecnologia muda constantemente.

A UTCAL trabalha em parceria com instituições brasileiras, latino americanas, norte americanas e europeias, buscando e divulgando as principais novidades sobre alocação de espectro, tecnologia, regulamentação e o desenvolvimento das futuras redes de energia.

Leia mais...

DELEGAÇÃO TÉCNICA NO EXTERIOR PARA APRIMORAR OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS E APRENDER COM EXPERIÊNCIAS DE OUTRAS EMPRESAS

Reverse Trade Mission 1 / 2017 – Delegação Técnica organizada pela UTC América Latina e apoiada pela Embaixada dos USA, participou da Conferencia Distributech (San Diego, CA) e de treinamento em Tecnologias de Telecomunicações / TI para Utilities no EBC (Executive Business Center, San Jose, CA) da CISCO.

Uma delegação composta por dez (10) executivos das empresas elétricas brasileiras participou da iniciativa da UTC AL e ampliou seus conhecimentos sobre tecnologias de telecomunicações e IT/OT empregadas nos projetos de Modernização da Rede e Redes Inteligentes. Programa realizado de 30 de Janeiro a 7 de Fevereiro de 2017.

O programa inscreveu os participantes do Grupo na Conferencia Distributech onde tiveram a oportunidade de assistir palestras e debates com os principais especialistas do Setor Elétrico mundial. A Distributech possui atualmente a maior área de exposição de produtos para as empresas elétricas.
Após o termino da Conferencia o grupo se deslocou para San José, CA onde assistiu a um intenso treinamento com especialistas no Executive Briefing Center da CISCO.

Listamos abaixo os temas abordados:

  • 1 – Digitization strategy to the Utilities – Digital Utilities
  • 2 – Utility IOT Solutions
  • • Requirement of SmartGrid
  • • Demonstrations of IOT solutions
  • 3 – Digital Transformation Strategy for Utilities
  • 4 – Remote Workforce
  • • Impacts in the telecommunications network on data rates, resilience, latency
  • • How to generate value for Utilities from the data collected by the various sensors in the network
  • 6 – Telecom for Utilities
  • • IP/MPLS vs SDH
  • • Own telecommunications or third party systems
  • 7 – Utility Customer Experience

Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017Reverse Trade Mission 1/2017

CITEL 2016

A UTC América Latina, representada pelo seu Diretor Vice Presidente, participou como delegado da administração brasileira na 28ª Reunião do Comitê Consultivo Permanente do CITEL, fórum adequado na busca de frequências dedicadas para as empresas utilities brasileiras e latino americanas.

Clique aqui e fique por dentro do resumo do andamento das tratativas conjuntas da UTC e UTCAL na busca de espectro dedicado para as utilities.

CITEL 2016CITEL 2016

WORKSHOP INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

UTC America Latina promove em conjunto com a ANEEL o Workshop Internacional de Segurança Cibernética.
Foram discutidas as práticas mais recentes relacionadas a segurança cibernética no setor público no evento realizado pela ANEEL em parceria com a UTC America Latina. Nele, foram apresentadas experiências exitosas nacionais e internacionais.

Para maiores informações e acesso às apresentações, acesse o site da ANEEL, no link abaixo.
www.aneel.gov.br

WORKSHOP INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICAWORKSHOP INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICAWORKSHOP INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICAWORKSHOP INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA WORKSHOP INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA WORKSHOP INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA WORKSHOP INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA WORKSHOP INTERNACIONAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO EM WASHINGTON, DC

A Global UTC realizou uma reunião de planejamento em Washington, DC, com participação de todas as regionais da UTC.
Estiveram presentes as lideranças da UTC USA, EURO UTC, UTC CANADA, AFRICA UTC e UTC AMERICA LATINA.
Esta reunião foi conduzida pelo Dymitr Wajsman, atual Chairman do Global Advisory Council da UTC.
Foram discutidas questões de interesse comum tais como membros, projetos, conferencias e aspectos particulares de cada região.
Foi apresentada palestra sobre organizações internacionais e as estruturações possíveis.

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO - WASHINGTON, DCREUNIÃO DE PLANEJAMENTO - WASHINGTON, DCREUNIÃO DE PLANEJAMENTO - WASHINGTON, DCREUNIÃO DE PLANEJAMENTO - WASHINGTON, DC

WORKSHOP UTC AMÉRICA LATINA ARGENTINA

O Workshop realizado em Buenos Aires, Argentina, pela UTC América Latina no dia 02 de agosto de 2016 foi um sucesso.
Tivemos participação de 20 pessoas das empresas elétricas Transener, TransBA, Edenor, Edesur e ainda Nokia, CISCO, Cemig, Universidades, Cigré, etc.
Foram apresentadas palestras com diversos temas relevantes para o setor elétrico.

WORKSHOP UTC AMÉRICA LATINA ARGENTINAWORKSHOP UTC AMÉRICA LATINA ARGENTINAWORKSHOP UTC AMÉRICA LATINA ARGENTINAWORKSHOP UTC AMÉRICA LATINA ARGENTINA

CONFERENCIA LATINO-AMERICANA DE SEGURANÇA EM SCADA

A UTCAL participou com palestra sobre o Projeto de Cibersegurança para o Setor Elétrico Brasileiro no CLASS 2016 (CONFERENCIA LATINO-AMERICANA DE SEGURANÇA EM SCADA).Este Projeto está sendo discutido com as concessionárias de energia elétrica e a ANEEL.

CONFERENCIA LATINO-AMERICANACONFERENCIA LATINO-AMERICANACONFERENCIA LATINO-AMERICANA

INTERNATIONAL SMART GRIDS REGULATION SEMINAR 2016

UTC América Latina participou do International Smart Grids Regulation Seminar 2016 promovido pela MCTIC e ABDI. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de Maio no Palácio do Itamaraty, em Brasília – DF.

CERIMONIA DE ABERTURA

PRÊMIO AMÉRICA LATINA TELECOM AWARD

Durante o Award Dinner do UTC Telecom & Technology 2016, em Denver, o Prêmio ALTA 2016 (América Latina Telecom Award) conferido pela UTC América Latina para AES Eletropaulo foi celebrado com aplausos dos participantes internacionais.O Prêmio foi recebido pelo CIO da AES Eletropaulo, Antônio Narvaez e entregue pelo Presidente da UTC América Latina, Dymitr Wajsman, Chairman of the Board da UTC USA, Ron Taylor, e Presidente da UTC USA, Joy Ditto.Na ocasião, Dymitr Wajsman fez a seguinte apresentação do ALTA:“The ALTA Award is presented to the project that shows the best use of technology for the benefit of Utility efficiency and provides better social benefits.
UTC América Latina’s goal is to recognize projects by UTC América Latina Utility members in 2016. Among the 19 submitted projects the AES Eletropaulo project about ‘On Site Billing’ was the winner.”

CERIMONIA DE ABERTURA RECEPÇÃO DO PRESIDENTE RECEPÇÃO DO PRESIDENTE

UTC AL SUMMIT 2016

O UTC América Latina Summit 2016 foi, novamente, um grande sucesso.
Agradecemos imensamente os 465 inscritos das mais renomadas empresas de Utilities, Governo e a UTC Global, que prestigiaram e engrandeceram o evento.

Confira alguns detalhes do evento:

  • O Summit foi realizado entre os dias 05 e 08 de Abril, nas dependências do Majestic Palace Hotel, em Florianópolis – SC.
  • O evento contou com um total de 465 inscritos sendo 55% dos participantes de empresas “Utilities” ou governo.
  • A grade de programação contou com 57 palestras e painéis, com um total de 74 palestrantes.
  • Tivemos o apoio de 33 patrocinadores e de 7 institucionais.

Agradecemos especialmente a Celesc e a Eletrosul, bem como a 4RF, L8 Networks e CISCO, principais apoiadores neste evento, pelo grande apoio à coordenação e divulgação do mesmo.

CERIMONIA DE ABERTURA RECEPÇÃO DO PRESIDENTE RECEPÇÃO DO PRESIDENTE ÁREA DE EXPOSIÇÃO PALESTRA NA PLENÁRIA

DELEGAÇÕES TÉCNICAS NO EXTERIOR PARA APRIMORAR OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS E APRENDER
COM EXPERIÊNCIAS DE OUTRAS EMPRESAS

Reverse Trade Missions realizadas em 2016. Venha participar das próximas.

Reverse Trade Mission 1 – Delegação Técnica organizada pela UTC América Latina e apoiada pela Embaixada dos USA, participa da Conferencia Distributech (Orlando, FL) e treinamento sobre ICT para Smart Grid no EBC (Executive Business Center, San Jose, CA) da CISCO.

Grupo de 15 profissionais das empresas elétricas brasileiras participou da iniciativa da UTC AL e ampliou seus conhecimentos sobre tecnologias de telecomunicações e IT/OT empregadas nos projetos de Smart Grid e Modernização da Rede. Programa realizado de 08 a 13 de Fevereiro de 2016.

O programa inscreveu os participantes do Grupo na Conferencia Distributech onde tiveram a oportunidade de assistir palestras e debates com os principais especialistas do Setor Elétrico mundial. A Distributech possui atualmente a maior área de exposição de produtos para as empresas elétricas.

Após o termino da Conferencia o grupo se deslocou para San José onde assistiu a um intenso treinamento com especialistas da CISCO no Executive Briefing Center. Listamos abaixo os temas abordados:

  • 1. Technological Modernization of Utilities

 

Reverse Trade Missions 2015 Reverse Trade Missions 2015 Reverse Trade Missions 2015 Reverse Trade Missions 2015

WORKSHOP MODERNIZACIÓN DE SISTEMAS DE TELECOMUNICACIONES EN EMPRESAS UTILITIES

O Workshop Colombia UTC América Latina, realizado no dia 22 de outubro de 2015 foi um sucesso. Clique aqui para baixar as apresentações.

Abertura

REUNIÃO DA Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina.

Convidada pelo Ministério das Comunicações a UTC América Latina, através de seu vice presidente Ronaldo Santarem, participou da segunda reunião da Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina. Criada pelo DL 8.234/2014 e regulamentado pela Portaria MC 1420 de 08/10/2104 essa Câmara reúne diversos setores da sociedade na busca de cooperação para o estabelecimento de uma política que promova o progresso tecnológico, o aumento da produtividade e a qualidade de vida da população brasileira. Com reuniões mensais, essa Câmara deverá apresentar ao governo seus resultados até o final de 2015.

Abertura

Confira aqui detalhes da última edição do UTC AL Summit 2015.

Confira aqui detalhes da última edição do Reverse Trade Missions 2015.

Confira aqui detalhes da última edição do UTC AL Summit 2014.

Confira aqui detalhes da última edição do Reverse Trade Missions 2014.

 

A história da UTC

A Utilities Telecom Council foi fundada nos Estados Unidos em 1948 para representar os interesses de telecomunicações das “utilities” junto a agências regulatórias e ao governo. A UTC é, atualmente, uma federação internacional com membros diretos e associações afiliadas [...]

Relacionamento com os provedores de tecnologia

Entre os membros associados da UTCAL estarão incluídas as maiores e mais influentes empresas de energia, água e gás. A UTCAL será o fórum para a troca de experiência e conhecimento dos especialistas em Telecom das ”utilities” [...]

Eventos moldados às suas necessidades

A UTCAL organiza uma grande variedade de eventos que possibilitam a seus membros compartilhar conhecimentos e debater os pontos críticos das melhores práticas do setor. Considerado o maior encontro de profissionais de telecomunicações e tecnologia do setor de ”utilities”[...]