image description Veja Mais

UTCAL Summit

Online

Estamos em tempo de pandemia e impossibilitados de realizar uma conferência presencial com assuntos importantes para as utilities. No entanto os desafios para as empresas são cada vez maiores, exigências da sociedade continuam elevadas e novas necessidades surgem constantemente.


Neste cenário desafiador a grande maioria dos profissionais das empresas utilities trabalha em regime de “home office” e precisam manter contatos com seus pares, responder as demandas das suas empresas e estarem atualizados em relação a tecnologias, soluções, regulamentos, políticas públicas, etc.


A UTCAL tem realizado frequentemente webinares técnicos, mas torna-se necessário abordar diversos temas de forma mais abrangente e com visões complementares. Desta forma e dando continuidade ao programa de eventos da Associação, programamos o 2° UTCAL SUMMIT ONLINE 2021 que será composto de painéis com vários apresentadores, nos mesmos moldes do evento realizado em março deste ano, dando a sua visão atualizada a respeito do assunto em pauta. O 2º UTCAL SUMMIT ONLINE 2021 será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, 1, 2 e 3 de setembro de 2021, apresentado em 2 (dois) auditórios virtuais simultâneos, simulando uma conferência presencial onde os participantes podem escolher a palestra que desejam assistir.


O 2º UTCAL SUMMIT ONLINE 2021 terá como objetivo principal abordar de forma abrangente a Transformação Digital das utilities. Deverão ser incluídos todos os segmentos de utilities, isto é, água e saneamento, gás e petróleo, bem como a energia elétrica.


Como subtemas traremos discussões a respeito de novas soluções técnicas, aspectos jurídicos, compartilhamento de infraestrutura (considerando ISP´s, 5G etc.), soluções tecnológicas dirigidas ao cliente final das utilities, visão regulatória, Utility Verde, segurança cibernética e outros.


O 2º UTCAL SUMMIT ONLINE 2021 será realizado no período de cinco dias, de segunda a sexta-feira, em formato online, utilizando a plataforma Webex, da Cisco. Teremos, nestes dias, palestras com diversos participantes (painéis) que terão início às 14:00h e duração de 2 horas e 30 minutos.


image description

No primeiro dia, 30/08/2021, será programado um só painel que buscará trazer a visão dos Líderes da Indústria sobre a Transformação Digital e Inovação na indústria com infraestrutura de missão crítica.


De terça a sexta-feira teremos painéis iniciando às 14:00h e terminando às 16:30h. Serão dois painéis simultâneos com temática diferente e esperamos que atraiam especialistas de formação e atividades distintas.


Procuraremos criar um ambiente que facilite o contato dos participantes com os fornecedores de tecnologia que patrocinarão o 2º UTCAL SUMMIT ONLINE 2021, abrindo possibilidades de comunicações durante o evento e distribuição de materiais em arquivos PDF.

Vagas Limitadas

UTCAL Summit Online

UTCAL Summit Online

Programação do Evento


ABERTURA – dia 30/08/2021 às 14:00h

HERON FONTANA – PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR DA UTCAL
DYMITR WAJSMAN – PRESIDENTE DA UTCAL

30 Agosto, 2021 • 14:00

Painel 1: Líderes da Indústria - Tema Principal: Transformação Digital

Moderador: Heron Fontana - Neoenergia
Moderador: Dymitr Wajsman – UTCAL

Empresas com infraestrutura de missão crítica enfrentam um futuro desafiador. Geração distribuída, mandatos ambientais e energias renováveis são apenas alguns dos muitos desafios para as empresas de infraestrutura crítica; em contrapartida, tecnologias disruptivas como a inteligência artificial, o blockchain e a própria digitalização oferecem recursos para enfrentá-los.
Além disso, a pandemia, desastres naturais e ataques cibernéticos estão levando as concessionárias a uma contínua busca de soluções para auxiliar a tomada de decisões.

PALESTRANTES:


Andre Moreira – CEO – Taesa

- Download da palestra

Leonardo Euler – Presidente - ANATEL


Fábio Alves – Presidente - CHESF

- Download da palestra

Sandoval de Araújo Feitosa Neto – Diretor - Aneel

- Download da palestra

Marcelo Prais - Diretor - ONS

- Download da palestra

Ricardo Mucci – CEO – Cisco Brasil

- Download da palestra

Oscar Villalobos – VP & Country Manager – Landis+Gyr

- Download da palestra

Sergio Ramos Pinto – Diretor – e-Redes


Lucas Pinz – Diretor - Energisa

- Download da palestra

31 Agosto, 2021 • 14:00

Painel 2: IoT nas Utilities

Moderador: Sávio Ricardo Muniz Aires da Costa - Energisa

Conectar equipamentos (chaves, sensores, medidores, processadores etc.) aos sistemas de gerenciamento de dados auxilia a utility no monitoramento e controle de seus sistemas. A supervisão e os comandos remotos permitem uma maior eficiência na operação dos sistemas. O setor de utilities não é estranho à Internet das Coisas. Afinal, a rede inteligente é essencialmente a aplicação da tecnologia IoT (sensores inteligentes, comunicações bidirecionais e analíticas) à infraestrutura de rede das empresas para permitir melhor eficiência, maior confiabilidade, integração de mais fontes renováveis e recursos de energia distribuídos, reduzir emissões e clientes mais engajados e capacitados. Como a tecnologia IoT está impulsionando a inovação nos vários segmentos das utilities?

PALESTRANTES:


Roberto Suzuki – Fortinet

- Download da palestra

Severiano Macedo – Cisco Brasil e Eduardo Lima - Instituto Eldorado

- Download da palestra

Eduardo Kodama e Omar Rodrigues – AWS

- Download da palestra

Gisele Braga e Lucio Netto – 2S

- Download da palestra

Willian Fernandes - Landis+Gyr

- Download da palestra

Adriano Mazza – NTT

- Download da palestra

Painel 3: Teleassistência e Tecnologias de Videomonitoramento

Moderador: Francisco M Pires Neto – A&C Piresnt

O painel irá abordar como o entendimento do uso da tecnologia adequada pode auxiliar na prevenção e tratamento de incidentes e garantir a continuidade dos serviços da utility, protegendo seu patrimônio e, acima de tudo, vidas. As utilities podem evitar diversas falhas e acelerar a restauração de energia utilizando melhor visibilidade das instalações, e, para tanto, necessitam sistemas de telecomunicações mais robustos. O monitoramento de vídeo complementa a supervisão realizada por sensores e possibilita a tele assistência. Com o advento da Inteligência Artificial, é possível desenvolver algoritmos que fazem as mesmas tarefas que os humanos, mas cada tarefa requer um algoritmo diferente.

PALESTRANTES:


Paulo Ximenes Leite - Celplan

- Download da palestra

Roberto Jefferson Nunes Queiroz e Evandro Fantin Abitante - State Grid

- Download da palestra

Adriano Oliveira - Huawei


Kahoe Faust - Furukawa Electric LatAm

- Download da palestra

Silvio Aragão Melo Junior – Avantia

- Download da palestra

Mauricio Felizardo dos Santos - Bosch

- Download da palestra

01 Setembro, 2021 • 14:00

Painel 4: Inovação na Manutenção

Moderador: Marcel Tolentino - Neoenergia

As tecnologias digitais estão revolucionando as práticas de manutenção, pois permitem passar da manutenção preventiva, baseada na manutenção ou substituição de equipamentos em intervalos programados, para a manutenção preditiva, que leva em consideração as reais condições dos equipamentos em serviço. Isso leva a ganhos de eficiência significativos. Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Realidade Assistida, Drones e outras inovações estão sendo empregadas trazendo resultados palpáveis em termos de desempenho dos sistemas.

PALESTRANTES:


Marco Carreras - GE Monitoring and Diagnostics

- Download da palestra

Adérito F. de Sousa – Albedo Telecom

- Download da palestra

Thiago Bonifácio – CHESF

- Download da palestra

Flavio Eduardo Soares e Silva - Corsan

- Download da palestra

Ricardo Jeronimo dos Santos – Everis/NTT Data

- Download da palestra

Ronaldo Antônio Roncolatto - CPQD

- Download da palestra

Painel 5: Segurança Cibernética

Moderador: Alessandro Miranda Fernandes - Taesa

Diversos ataques cibernéticos no Brasil e no mundo causam preocupação crescente quanto a vulnerabilidades das empresas utilities. A estes fatos podemos adicionar a falta de regulamentação e melhores práticas sobre Segurança Cibernética no Setor Elétrico Brasileiro. No entanto, várias iniciativas estão em andamento, tanto na área governamental quanto nas utilities. O painel vai abordar as ações desenvolvidas pelas empresas elétricas, fornecedores de tecnologia e o P&D Cooperado sobre Cibersegurança para Setor Elétrico Brasileiro.

PALESTRANTES:


Geraldo Fonseca – ONS

- Download da palestra

Fernando Zamai – Cisco Brasil


Alexandre Bonatti – Fortinet

- Download da palestra

Leandro Roosevelt – WatchGuard

- Download da palestra

Leonardo Ovídio de Melo Ferreira - Energisa

- Download da palestra

Thales Cyrino – NTT

- Download da palestra

02 Setembro, 2021 • 14:00

Painel 6: Soluções inovadoras para utilities

Moderador: Rafael Moya – CPFL

No modelo de negócios das empresas, o foco não é necessariamente no produto, mas no valor e na rentabilidade. Diversas utilities estão desenvolvendo soluções inovadoras através de startups e/ou com equipes próprias. Aceleradoras de startups estão se multiplicando no ambiente acadêmico e diversas já atingiram a situação de unicórnio. Este painel procurará explorar esta nova faceta de P&D e verificar como as utilities podem se beneficiar considerando tanto o uso de recursos próprios como trabalhando com Startups.

PALESTRANTES:


Tarcisio Misael de Lima – Isa Cteep

- Download da palestra

Jefferson Chapieski - LACTEC

- Download da palestra

José Eduardo Azarite – Venture Hub

- Download da palestra

Heitor Tosetto – PIXGrid

- Download da palestra

Carolina Kia – WEME

- Download da palestra

Alexandre Pinhel – Furnas

- Download da palestra

Eduardo Lima - Instituto Eldorado e Severiano Macedo – Cisco Brasil


Painel 7: Soluções de Telecomunicações para Utilities

Moderador: Eduardo Campaner - CGT Eletrosul

Última milha, teleproteção etc. - Como convergir as necessidades das utilities e a disponibilidade de equipamentos por parte dos fornecedores. As utilities estão utilizando diferentes soluções com e sem fios. Neste painel serão abordadas as implantações de sistemas realizadas nas transmissoras e distribuidoras bem como a experiência dos provedores de tecnologia, e como o arcabouço regulatório pode influenciar nas tomadas de decisão.

PALESTRANTES:


Alberto Sendin – Iberdrola

- Download da palestra

Marco Pangos – 4RF

- Download da palestra

Leonardo Ferreira e Julio César - Cisco

- Download da palestra

Nino de Falcis – ADVA

- Download da palestra

Kahoe Faust - Furukawa Electric LatAm

- Download da palestra

Marco Berger - Ribbon

- Download da palestra

Sávio Ricardo - Energisa

- Download da palestra

03 Setembro, 2021 • 14:00

Painel 8: Espectro para Utilities – Esforço Internacional

Moderador: Clóvis Baptista - Telin Consulting

Nesse painel iremos avaliar a participação da UTCAL em fóruns internacionais onde trabalha para assegurar que as utilities tenham acesso a espectro adequado e apropriado, tema esse que tem sido uma das principais prioridades da UTC Global, com uma participação intensa nos principais fóruns internacionais desde 2015, através da associação ao Comitê Permanente de Radiocomunicações da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) – e ao grupo de trabalho WP5A da Comissão de Estudos 5 do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações - ITU.

Um razoável investimento de recursos tem sido realizado nos últimos 10 anos na busca de espectro harmonizado para as utilities. Nos últimos cinco (5) anos, a UTC Global desenvolveu um enfoque coordenado visando atuar diretamente com cada grupo regulatório regional (no caso da UTCAL o GT Anatel Utilities) tendo como resultado uma reação positiva no âmbito do CITEL e UIT. Através desta participação tem sido possível estreitar o relacionamento das diversas instâncias regionais da UTC Global com os principais atores envolvidos na definição de normas que regem o uso do espectro a nível mundial e sua destinação aos distintos serviços de radiocomunicações em âmbito nacional, a saber Entes Reguladores de Telecomunicações, organismos de governo encarregados da formulação de políticas públicas setoriais e os diferentes agentes de mercado, como são os provedores de tecnologias e os operadores de serviços de telecomunicações, entre outros.

Como consequência destas atividades no plano internacional, observa-se um aumento gradual da sensibilidade por parte dos reguladores nacionais de telecomunicações quanto às demandas e necessidades específicas das empresas de utilities no que diz respeito ao acesso e uso de frequências do espectro dedicado para a implementação das chamadas “ Utilities Mission Critical Networks” - redes privativas das empresas que suportam as aplicações de missão crítica relacionadas à operação, manutenção e supervisão contínua do sistema elétrico.

Ademais, esta participação tem favorecido o objetivo de promover-se uma utilização mais uniforme do espectro por parte das utilities, ou seja, seu uso harmonizado nos diversos países onde as empresas atuam, o que permite aumentar a escala da oferta de equipamentos padronizados de radiocomunicações e a redução do seu custo de aquisição devido às economias de escala alcançadas.

PALESTRANTES:


Brett Kilbourne – UTC

- Download da palestra

Julian Stafford – EUTC

- Download da palestra

Gosta Kallner - 450MHz Alliance

- Download da palestra

Julian Gómez Pineda – Tachyon Consultores

- Download da palestra

Celedonio Von Wuthenau - Nokia

- Download da palestra

John Yaldwyn – 4RF

- Download da palestra

Painel 9: Transição Energética: A Utility e a “Energia Verde"

Moderador: Osmar Guidelli – GE

Transição Energética – o desenvolvimento sustentável; os especialistas preveem que o grid do futuro será mais robusto, mais verde e mais resiliente, mas o que será necessário para chegar lá? Esse painel irá explorar quais tecnologias serão necessárias para a modernização e automação das redes das concessionárias para alcançar suas metas de desenvolvimento. Quais são as tecnologias, metodologias, processos e programas que estão sendo usados para tornar o grid mais sustentável?

PALESTRANTES:


Juliana Speranza - Neoenergia

- Download da palestra

Pablo Mosto – UTE

- Download da palestra

Rodrigo Calixto - Furnas

- Download da palestra

Luciano Carstens - LACTEC

- Download da palestra

Marcos de Carvalho Marques - CPQD

- Download da palestra

Sergio Sevileanu - Siemens

- Download da palestra

As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.

UTCAL Summit

Eventos Anteriores

Confira abaixo as fotos dos eventos anteriores.

Empresa Anfitriã

Patrocinadores

Contato

Dúvidas sobre o evento?

Preencha o formulário abaixo que logo entraremos em contato.
image description